Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

domingo, 2 de setembro de 2012

Liderar é...



Liderar é assumir a frente de um processo, de uma luta, de um projeto. É apontar, sem medo, qual é o melhor caminho quando todos têm dúvidas sobre o que fazer.
Liderar é ter consciência de que se está preparado e ter força pessoal para operar no sentido do que precisa ser feito.
Liderar é assumir que quem lidera deve assumir responsabilidades e arcar com as consequências das escolhas que precisam ser feitas.
Liderar é ser maduro, autêntico, preciso, ter clareza sobre a tarefa que precisa ser desempenhada e deixar claro os rumos que estão sendo tomados.
Liderar é ter coragem de ir contra a opinião da maioria do consenso quando isso é necessário.
Liderar é ter clarividência dos novos caminhos que despontam e ter autoridade para dizer aos liderados que novos rumos precisam ser tomados, que novos caminhos precisam ser feitos.
Liderar é arcar com o destempero dos imaturos, com inconstância dos inseguros, com cinismo dos oportunistas.
Liderar é trazer para o campo de visão de quem lideramos a realidade que sozinho ele não pode enxergar. É ajudá-lo a decidir por algo que ainda não consegue entender.
Liderar é se comportar de tal maneira que inspiremos novos lideres e não mais seguidores. É motivar os liderados sobre sua importância e convencê-los da sua força.
Liderar é estar a frente não pela posição que ocupa, mas pelos sonhos que inspira, pela confiança que exala, pela autoestima que suscita, para verdade que proclama, pelo exemplo que pratica.
Quem lidera fala o que pensa, faz o que fala, e age não pra si, mas para todos.
Liderança não é uma posição, nem uma patente, nem um cargo, é iluminação, é vocação, é chamamento, é missão. Luciano Alvarenga

Nenhum comentário: