Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Taxas de desemprego no mundo são alarmantes, diz OIT


Taxas de desemprego no mundo são alarmantes, diz OIT

Catarina Alencastro, O Globo
Relatório sobre o emprego no mundo, divulgado neste domingo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), diz que é "alarmante" a situação global do trabalho e que não há sinais de recuperação em um futuro próximo.
O organismo prevê que uma nova fase, "ainda mais problemática", na crise global de empregos ainda está por vir. Uma das razões, segundo o estudo, é que os países ricos tomaram medidas para buscar austeridade fiscal a qualquer custo e fizeram drásticas reformas trabalhistas.
Como consequência, acabaram caindo na chamada "armadilha da austeridade" — uma espécie de círculo vicioso no qual um baixo crescimento gera o aumento da volatilidade, contração do crédito, redução de investimentos e perda de empregos.
"A excessiva importância que muitos países da zona do euro estão dando à austeridade fiscal está aprofundando a crise de emprego e poderá inclusive conduzir a outra recessão na Europa", diz Raymond Torres, diretor do Instituto Internacional de Estudos Laborais e autor do estudo. 

Nenhum comentário: