Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O preço social das drogas


Segundo informações publicadas recentemente de cada 10 pessoas que pedem dispensa médica junto ao INSS, 8 é por motivo relacionado ao uso de drogas.
Isso tem acarretado um crescente gasto, na casa de centenas de milhões, por parte do governo no tratamento destas pessoas.
O combate duro e implacavel nos estados unidos desde os anos 80 contra as drogas tem suas razões nos números agora sobre o Brasil. A dependência química, seja qual for, deságua no sistema de saúde pública tornando os gastos com tratamento dessas pessoas cada vez mais caros.
Resumindo, quem paga no fim das contas o preço da dependência química é a sociedade, até por que pelo que eu saiba, os planos de saúde não cobrem esse tipo de coisa.
Então vamos lá, o cara se vicia em drogas, pode até ser cerveja, faz isso por que entende que é seu direito como individuo decidir sobre a própria vida, mas uma vez viciado, é no sistema púbico de saúde onde irá parar. Quem paga a conta é a sociedade.
Como reverter isso. Policia apenas não resolve como já está claro nos Estados Unidos, e aqui também não tem resolvido nada.
A única coisa que pode minorar isso é o investimento mássico em educação, o acompanhamento das famílias via escolas, e a parceria entre igrejas, escolas, empresários, ONGs, policia, políticos e juízes.
Sem uma parceria da sociedade toda contra essa cultura do faça o que você quiser, inclusive usar droga, não haverá resultado. 

Nenhum comentário: