Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jovens preparados e drogas como saída


Encontrei este fim de semana com um garoto de uns 22, 23 anos que acabou de terminar a faculdade, rapaz talentoso, criativo, fala inglês, domina computador e internet, inteligente, e desempregado.
Cara bom, tem tudo para se dar bem, ir para frente, e parado. Como explicar coisas como estas, eu o conheço a uns quatro anos, não tá a toa, simplesmente não há espaço para ele, como um estado como são Paulo consegue não dar futuro a alguém com esse perfil.
De um lado jovens talentosos, preparados, super a fim e de outro o mercado de consumo de drogas crescendo sem parar. Há algo de errado nisso. O que quero dizer é que ao mesmo tempo em que temos centenas de problemas a serem pensados e resolvidos e que necessitam da presença da sociedade de outro temos milhões de jovens pelo país todo ociosos, sem saber o que fazer e sem função nenhuma.
Jovens em crise de valores por que a sociedade não lhe dá valor nem papeis nem desafios a partir dos quais possam se inventar como pessoas, como profissionais.
O problema das drogas não se resolverá sem que haja uma mudança na relação da sociedade com a juventude. E a primeira coisa que precisa ser mudada é esta da inutilidade e da imensa capacidade dos jovens sem proveito social nenhuma.

Nenhum comentário: