Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

segunda-feira, 28 de março de 2011

Portal Região Norte e a Classe C


Rio Preto
 

Foi inaugurado este fim de semana o portal da região norte. Região norte.com.br
Qual a importância desse portal e por que não é mais um site de noticias. Em primeiro lugar porque é um portal que ainda que seja virtual tem uma vocação real, concreta, que é a região norte da cidade de Rio preto.
E depois por que seu objetivo direto é dar voz aqueles que só falam por bocas que não são suas. É a mídia tradicional que fala da região norte e dela trata. A região norte é o outro, aquele que desconheço aquele que não conheço e não quero conhecer.
Os problemas de rio preto estão espalhados por toda a cidade, mas a impressão que temos é que eles moram todos na referida região. Não conseguimos associar marginalidade, criminalidade, bandido, periferia, problemas familiares que não sejam os da zona norte. Zona norte não, seus moradores agora querem ser conhecidos por região norte.
E porque a mudança? Ora, porque zona está associado no caso da região norte a tudo o que não presta. Tem a zona leste, ninguém acha ruim, mas na zona norte zona tem outro significado ou pelo menos lá lhe emprestaram outros significados.
O portal é a possibilidade daquela gente, que é também a nossa gente, de falar eles mesmos o que pensam e por que lá é muito mais do que aquilo que tradicionalmente se pinta sobre eles.
O portal é a região norte podendo ler outra coisa sobre eles que não apenas as noticias típicas do noticiário de policia. Vou dizer mais, o portal é a região norte se atrelando ao que mais moderno foi feito no Brasil nos últimos anos.
É a classe C, consumindo, comprando, pensando, tomando atitude, escolhendo. Por que um shopping sendo construído lá? Por tudo isso. A periferia está desaparecendo do cenário. Como disse minha parceira a Alba, o centro é a periferia. O centro agora é lá.
Por que as empresas que não venderem para a classe c vão desaparecer? simples, a classe c é o maior mercado consumidor do Brasil, do Brasil não, do mundo. Sabe quantas pessoas tem na classe C no planeta, 800 milhões de pessoas. É atrás delas que o shopping Cidade Norte está, e é por isso que ele está se instalando no meio da Região norte.
Assim como o shopping o portal da região norte também está lá dando voz e vez a quem é daquela região. L.A

Nenhum comentário: