Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

quarta-feira, 16 de março de 2011

O "Outro" está na Zona Norte

Rio Preto


Quem é outro? O outro é todo aquele que eu não conheço. O pobre, a mulher, o gay, o favelado, aquele que eu considero estranho.
Na Alemanha o outro é o Turco, na Espanha o outro é o Peruano, na França o outro é o marroquino o do leste europeu.
Em Rio Preto o outro é o pessoal da Zona norte. Por que zona e não região norte? Por que zona sugere lugar onde estão os desviados, aqueles que praticam coisas que os cidadãos de bem em teoria não fazem.
A zona norte é zona também por que é onde estão os pobres, os marginais de todos os tipos, é onde não devemos ir por que de lá nada sabemos senão aquilo que nos diz a imprensa, e a imprensa sempre que os marginais estão lá.
A zona norte então não é apenas um lugar como outro qualquer é onde está o outro que eu não conheço, mas que sei que devo evitar por que mora no lugar onde eu não quero morar.
É por isso que nada se sabe sobre eles. Por que são eles, eles e nós, sendo nós o lado bom e bacana da sociedade e eles o lado mal e desconhecido e, portanto, que deve ser evitado.
O outro é sempre portador da marca do mal. Por isso todos estão boquiabertos que vai abrir um shopping na Zona norte, como é possível pensar em algo tão moderno lá na zona... norte.
Pois é, por quê? E se eles se parecem com a gente, comem, bebem, desejam e possuem os mesmos sonhos, e vontades que nós. Alguém pode dizer, “claro que não. Eles são o outro. Nós somos Rio Preto. Eles são da zona norte”.
Circulou uma propaganda onde se perguntava: “onde vc guarda o seu preconceito?”
Quando as pessoas e lideranças da zona norte brigam para que aquela área seja chamada de região norte, tem haver com a necessidade de deixar de ser o outro e passar a ser reconhecido por aquilo que realmente se é. Não um estigmatizado, o rotulado.
Ou seja com uma identidade, com valores, comportamento, maneira de ser e viver. Alguém, não o outro.

Nenhum comentário: