Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

terça-feira, 8 de março de 2011

Fundação Cultural de Paraibuna

Relatório de Atividades - 6 meses da nova gestão

Em outubro a Fundação este representada por seu presidente no encontro de Dirigentes Culturais do Cone Leste Paulista em Pindamonhangaba.
Em novembro criamos o Roteiro Cultural, que conta um pouco da história de Paraibuna através dos Largo da Matriz, Largo do Rosário, Largo do Mercado, Bica D’água e Cemitério.
Iniciamos a ampliação do projeto de descentralização de atividades.
Em dezembro uma série de atrações musicais, da música instrumental ao canto coral.
Adequamos a utilização das salas e a disposição interna de móveis.
Estabelecemos critérios para a seleção e remuneração dos monitores de oficinas e demais prestadores de serviços, conforme seu grau de escolaridade e experiência.
Organizamos o trabalho dividindo-o em Núcleos, e agora temos:
Núcleo de Oficinas; Núcleo de Comunicação, Criação e Arte; Núcleo de Acompanhamento das Comissões; Núcleo de Patrimônio Histórico; Núcleo de Eventos.
Em janeiro o nosso site já estava no ar, com nossa agenda cultural, calendário de reuniões das comissões municipais setoriais e do conselho deliberativo, atas das reuniões e balancetes mensais e por evento – dando o máximo de transparência ao trabalho.
Promovemos o Bate-Papo Institucional com a Cooperativa de Música de São Paulo.
Idealizamos e realizamos uma troca de experiências através da 1ª Conferência de Dirigentes Culturais e aproveitamos para liderar uma articulação para o Fórum Estadual de Dirigentes Culturais – FECULT.
Em Santos, participamos do FECULT e através de nossa articulação conseguimos o cargo de diretor de comunicação (Guaratinguetá), diretor de eventos (Iguape) – dentro da diretoria executiva do fórum e ainda 3 cargos de membros do conselho administrativo do FECULT (São José dos Campos, Bertioga e Paraibuna).
Em fevereiro estivemos presentes no Encontro Estadual de Dirigentes de Cultura a convite do Sr. Andrea Matarazzo – Secretário Estadual de Cultura no Memorial da América Latina.
Iniciamos as Oficinas Culturais Regulares (que acontecerão até novembro), destaque-se as oficinas de música que tem um curso de teoria musical obrigatório para todos os instrumentos, ou seja, um dia de aula prática outro de aula teórica.
Em Março inauguramos nossa Sala de Exposições com três acervos distintos que contam parte da história de Paraibuna.
Em parceria com as escolas municipais daremos continuidade ao projeto de descentralização das atividades: CATE, Otacília, Santinha Moura receberão oficinas culturais.
Ainda em conjunto com a rede municipal de ensino realizaremos um concurso de conto e ilustração sobre as lendas da cidade.
Desde outubro retomamos o processo judicial para regularização das atas e estamos próximos de uma conclusão final que possibilitará a Fundação sua efetiva regularização e adequação de seu estatuto ao Código Civil 2002 (o que é obrigatório) e a adequação a nova realizada em que vive a instituição, afinal já se passaram 16 anos desde o início de seu trabalho.

E vamos iniciar uma campanha de marketing para consolidação da Fundação Cultural como órgão de gestão e promoção da cultura.
Paraibuna sem dúvida é referência de diversidade cultural na região e a Fundação Cultural tem que ser referência de trabalho em seu setor.

Acesse o site da Fundação Cultural e saiba mais detalhes sobre a nova Fundação Cultural.

Há também o link para as matérias no site da Prefeitura de Paraibuna:


 
Rafael Ribeiro
Diretor-Presidente
Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva
12 3974-0716

Nenhum comentário: