Pular para o conteúdo principal

Você tem um amante?


Existem pessoas que apresentam alguns sintomas, como insônia, depressão, apatia, que tem uma vida sem graça, que não sentem como ocupar o tempo livre, que já perderam em tudo, as esperanças, e depois de escutá-las, apesar de não dizer, e isso será dito com o tempo, com as interpretações que vão sendo feitas, percebo que “precisam” de um amante.

Mas, o que é ter um amante? É tudo aquilo que nos apaixona e toma conta de nosso pensamento várias vezes por dia, e que nos mantém distraídos do que acontece a nossa volta, é o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.

Por vezes encontramos nosso amante num parceiro, outras em quem mesmo não sendo um parceiro, nos desperta emoções descontroladas e loucurinhas, mas também podemos encontrá-lo em tudo que nos faça bem, e em que empregaremos nossa libido, como a música, a política, se for o caso, uma amada religião, no trabalho caritativo, no esporte, no nosso ganha pão, quando ele é uma profissão que muito nos satisfaz, no estudo, ou no prazer com um hobby muito querido, em seu animal de estimação, no cuidar, regar, falar e colocar música para suas plantas, e tenha-as em grande número em sua casa, pois a energia ficará muito boa.

É algo que nos faz namorar a vida, e que nos afasta da tristeza, da depressão, dos vícios, do tomar remédios para dormir, porque o dia não foi prazeroso, do passar de consultório em consultório médico, tomar uma gama de remédios, olhar longamente e com dor, cada ruga que nos aparece, aborrecer-se com o tempo, esteja ele como estiver, adiando possibilidades de gozar o hoje, achando que iremos achar algo melhor amanhã, é enfiar-se debaixo do cobertor o domingo todo, como válvula de escape para suas frustrações, esperando algo que não vem, pois a felicidade está dentro de nós e é feita de pequenas coisas.

Arrumem ”um amante” hoje para que a vida tenha sentido, fique gostosa de viver, que tenha sabor de “quero mais”, não importa quem ou o que seja.

Seja feliz hoje, e não jogue para depois.

Isso chama-se, em Psicanálise, mudança de comportamental, e por vezes é algo feito, de início, um pouco forçado, para depois tornar-se um hábito muito saudável, que nos trará felicidade e plena realização.

Não se contente em “ir levando” e procure o protagonista da sua vida, pois o trágico é desistir de viver, e para estar satisfeito, ativo, sentir-se sempre jovem e feliz É PRECISO NAMORAR A VIDA.

Jonia Ranali Psicanalista http://joniaranali.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se o mundo tivesse 100 pessoas LEGENDADO (premio Cannes)

Ter pinto é crime

Luciano Alvarenga
Uma coisa é o movimento feminista, outra, são as mulheres. Feministas gostam de política, ou pelo menos de terem contra o que levantar suas bandeiras de ódio; mulheres gostam de homens e de uma vida alem da política. O movimento feminista foi desde o princípio, pelo menos aquilo que se pode chamar assim, nos anos 1950, não em direção as mulheres, mas contra os homens. O homem sempre foi o alvo do movimento; não se trata de libertar a mulher seja do que for que se imagine ela precise ser liberta, mas de constranger o masculino de tal forma que o movimento feminista, não as mulheres, tenha mais e mais poder. Aliás, o movimento feminista não está nem ai com as mulheres, basta ver o absoluto silêncio desse movimento em relação à presença de um jogador de vôlei masculino (há quem acredite que lhe terem amputado o pênis e convertê-lo numa vagina, o tornou mulher, kkkkk) num time feminino, sem que isso cause o menor constrangimento político no movimento feminista (aqui é mais…

Classe média alta de Rio Preto no tráfico de drogas

Cocaína e ecstasy rolam solto na alta rodaAllan de Abreu Diário da Região Arte sobre fotos/Adriana CarvalhoMédicos são acusados de induzir o consumo de cocaína e ecstasy em festas raveFestas caras com música eletrônica e bebida à vontade durante dois ou três dias seguidos, promovidas por jovens de classe média-alta de Rio Preto, se tornaram cenário para o consumo de drogas, principalmente ecstasy e cocaína. A constatação vem de processo judicial em que os médicos Oscar Victor Rollemberg Hansen, 31 anos, e Ivan Rollemberg, 25, primos, são acusados pelo Ministério Público de induzir o consumo de entorpecentes nesse tipo de evento.

Oscarzinho e Ivanzinho, como são conhecidos, organizam há seis anos a festa eletrônica La Locomotive. A última será neste fim de semana, em Rio Preto. Cada festa chega a reunir de 3 mil a 4 mil pessoas. Segundo a denúncia do Ministério Público, os primos “integram um circuito de festas de elevado padrão social e seus frequentadores, em especial os participa…