Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Deputado ou vereador de luxo


Por Luciano Alvarenga
A região de Rio Preto elegeu 6 deputados estaduais e 6 federais além de um senador.
De saída isso é bom, se continuará sendo bom o tempo dirá.
A questão é a seguinte: para que a atuação de um deputado seja estadual ou federal seja exemplar no sentido de se explorar todas as possibilidades que o cargo permite, há que haver uma ajustada e fina relação com as prefeituras da região onde estes deputados se elegeram.
Para isso é necessário que em cada cidade e na região toda exista um projeto ou projetos conjuntos que dêem conta dos maiores problemas e necessidades destas cidades. qual a relação das cidades próximas com rio preto? Que tipo de projetos precisam ser desenvolvidos para que esta relação melhore em termos de transporte público, segurança, combate ao tráfico, formação e capacitação de jovens, urbanização, meio ambiente, desenvolvimento econômico?
Ou seja, se não houver uma interlocução e um trabalho conjunto das prefeituras da região em torno de um projeto comum não faz a menor diferença ter um ou 15 deputados na assembléia e no congresso.
Se as cidades não tem um projeto para si mesmas e para a região, os deputados vão se transformar em vereadores de luxo, resumindo sua ação parlamentar em enviar emendas para sua cidades. daí eles enviam um grana para o hospital x, uma graninha para a entidade y, e não sai disso.
Vamos ver o que sairá dessa nova safra que ai está.
O fato é que hoje política e administração precisam caminhar juntas e com projetos consistentes e claros sobre o que fazer, senão, acaba tudo em política de deputado amiguinho da entidade tal e do hospital y.

Nenhum comentário: