Redes Sociais conectam ideias e visões de mundo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A velha midia

Tentando entender a Folha

Por Mario Siqueira
Diferentemente da imensa maioria dos comentaristas deste blog, não estou indignado (já estive, tempos atrás) com a Folha e suas vergonhosas "reportagens" contra o governo Lula e a candidata Dilma.
Estou é intrigado: onde a Folha quer chegar ?
A revista Veja todos entendemos: é feita para um público específico, que é aquela parte da classe média desinformada, que se considera pertencente à elite, que acredita em tudo que eles publicam. Adoram sentir-se "bem informados". Se deliciam com as bobagens dos mainardis da vida. O público da Veja é cativo.
Mas e a Folha? Grande parte de seus leitores, senão a imensa maioria, é formada por gente com discernimento suficiente para distinguir jornalismo sério de baixaria. É desses leitores que a Folha depende, seja pela venda do jornal, seja pelos anunciantes que sabem qual o público que vai ler suas propagandas. Do jeito que a coisa vai, a curto prazo o jornal quebra. Vai acabar.
Estamos assistindo a um processo de suicídio que parecia lento, mas que agora, parece, vai ter um desfecho muito rápido. Será premeditado, por razões que o leitor (ou ex-leitor) comum desconhece ?

Nenhum comentário: